sexta-feira, 27 de abril de 2012

São Jorge dos Livros

Passou mais um Dia de São Jorge e aniversário de meu irmão Janjo. É também Dia do Livro, embora ninguém pareça lembrar disso. Janjo estava em Barcelona. Deu-se de presente a viagem. Nas ramblas, praças, shoppings, livrarias, livros para vender, dar, trocar, revender, enfim. Dia do Livro. Uma festa em toda a cidade. Gente de todas as idades passando, feliz, com livros. Isso podia ser assim, por aqui. Não riam. Bem que podia. Uma cidade do nosso porte, apenas com aquela livraria no Pátio, Saraiva no Boulevard e Fox. As duas últimas, sempre com movimento. Podem comprar livros de auto ajuda, tudo bem. Aos domingos, vou louco à uma página da Troppo, dedicada a pessoas de destaque e suas leituras. Acho que nunca, até hoje, nem uma disse estar lendo um romance, muito menos, muuuuito menos, um autor local. Muuuuito menos um livro meu. Bem, em Belém, é como se nunca houvesse lançado nenhum dos meus doze livros. Mas podem ler auto ajuda. Começar a gostar de ler. De repente, rola um romance. Pode ser um desses de vampiros, Paulo Coelho. Pode ser. Melhor que nada. Bem, melhor que nada é uma merda, desculpem. Mas, quem sabe, um dia, pegam um romance bacana e se entregam à leitura. Ah, meu São Jorge, nos ajuda com isso. Esse dragão da burrice, intolerância, cretinice, está vencendo por pontos!

Nenhum comentário: