sexta-feira, 2 de junho de 2017

OS CANÁRIOS PRECISAM CANTAR

Meu pai tinha passarinhos. Curiós em gaiolas. Aos sábados, de madrugada, partia, com outros “passarinheiros”, para onde ainda havia mata fechada. Seus curiós eram especiais. “Preseiros”. Quando chegavam ao ponto onde sabiam haver outros curiós, cada vez mais raros, paravam e colocavam suas gaiolas em pontos diferentes. Havia sempre uma “curiola” na área e para ela, o “preseiro” cantava, paquerando, ao que vinha, feroz, o macho, defender sua área, sua namorada. Ao atacar a gaiola, o “preseiro” com habilidade ímpar, prendia, com patas e bicos, o atacante, o qual soltava apenas quando meu pai se aproximava. Mas, ao invés de apreender mais um curio, meu pai o soltava, para que houvesse mais diversão no sábado seguinte. No mais, aproveitavam para conversar, tomar banho de igarapé e respirar ar puro. A idade chegou, as idas rarearam até parar. Os curiós morreram de velhice. Foi bom. Meu pai era de outra geração. Outra criação. Moleque, empinou tantos papagaios que sofreu grave inflamação ocular. Coisa de moleque de rua. Os passarinhos, também. Chegou a levar alguns deles a festivais onde o vencedor era o que cantava mais. O comércio dessas aves ainda é pesado. De vez em quando o Ibama apreende animais cativos e seus proprietários. Foi bom que acabou. Nós, os filhos, de outra geração, não gostávamos. Todos os dias, logo cedo, lá estava ele a limpar gaiolas e colocar água e comida. Sempre me perguntei o que fazia um pássaro cativo transformar-se em caçador e ao invés de repelir outras possíveis vítimas, seus iguais, prende-las e oferece-las ao carcereiro. Nunca me conformei. Aves foram criadas para voar, cantar, cada uma com sua tarefa na Natureza. A leitura também dá asas. Muito da minha imaginação devo às estórias de minha mãe, mas outro tanto, aos livros aos quais me abracei desde cedo, pilhando a biblioteca de meu avô de seus Dumas e tantas aventuras. Na mente, a selva amazônica se transformava nos campos da floresta de Sherwood, nas ruas da Paris dos mosqueteiros, em batalhas navais, enfim. Foi o que mediou meu comportamento “endiabrado”, na época. Quando havia silêncio na casa, eu estava lendo. Hoje, ainda estou abraçado aos livros, nas aventuras, de “Game of Thrones” ou “Outlander”, também em series de tv. Estive, a convite da amiga Olga, na Defensoria Pública do Estado, acompanhando o lançamento do jornal “Os Canários”, primeiro resultado do projeto de Remição de Pena “A Leitura que Liberta”, onde presos, a partir da leitura de livros, diminuem suas penas. Lá, conheci a defensora Izabel, bem como Idajane, que acompanham, empolgadas, o progresso. Ao invés de ações desastrosas na área da Cultura, o governo estadual acerta nesse projeto. Um coral de detentas cantou, outros leram, há poesias e artigos. Emocionante. Quando penso em uma pessoa apenada, na solidão, no silêncio, na contagem das horas, mas com a imaginação, viajando em liberdade, feliz, por outros mundos e ao mesmo tempo ganhando informação, vocabulário e diminuindo seu castigo, sinto-me impelido a participar com o maior empenho. Nos próximos dias farei doação de livros de minha autoria e outros que já li. Há uma carência de literatura adulta. Também moverei o grupo ao qual pertenço, que realiza a Feira Literária do Pará a se fazer presente em doações e em conversas com essas pessoas, ávidas por liberdade, imaginação e cultura. Parabéns!

Nenhum comentário: